2º Curso de Redação
Preparatório - ENEM/2010
Professor: Claudio Gonçalves
Em 11 de setembro último, das 07 às 17 horas, com breves intervalos para lanches e almoço, os alunos do Ensino Médio se dedicaram, brava e corajosamente, a melhorarem sua produção textual, visando a um desempenho melhor nas avaliações do ENEM. Esses encontros se repetem, ao longo do Ensino Médio, três vezes por ano, com a orientação dos professores Cláudio Gonçalves e Maria Helena Alexandre.
Digno de nota, segundo o professor, é a evolução apresentada pelos alunos ao longo desse processo, além da sua presença maciça. Assim se faz um aluno competente: com dedicação e persistência. Como exemplo, tome-se o texto a seguir, produzido no encontro.
A partir da revolução Industrial no século XVIII, o homem do campo abandona os pensamentos feudais e passa a ver na cidade uma alternativa para um futuro promissor; começam aí as correntes migratórias. Entretanto nem os grandes centros nem o trabalhador rural estavam preparados para as mudanças, o que acarretou problemas no processo de urbanização.
Motivados pela ausência de recursos básicos como falta de saneamento, a escassez de chuva e de alimentos em determinados períodos do ano, a precária condição salutar e a ineficiente educação, esses cidadãos tendem, em busca de oportunidades, a se deslocarem para o meio urbano.
Ao chegarem, encontram ofertas de trabalho e subsistência para as quais não estão preparados. A metrópole, por não conseguir agregá-los corretamente, propicia o aumento de comunidades carentes, o que gera má qualidade de vida e falta de mão de obra campestre.
É necessário que haja um equilíbrio entre campo e cidade, já que ambos coexistem. Para que isto ocorra, os incentivos rurais precisam ser revistos e melhorados. Dessa forma, as pessoas estarão satisfeitas onde vivem e não haverá motivos para o êxodo.
adorei as redaçoes
ResponderExcluirReitero minhas palavras de orgulho e respeito pelo trabalho realizado pelo Instituto Bravieira, por meio de sua direção, professores, demais funcionários e, principalmente, alunos. A prova da pertinência de tão árdua luta é o resultado, expresso em textos dignos de aplausos.
ResponderExcluirCláudio Gonçalves